sábado, 1 de agosto de 2020

Escalas de gráficos


A televisão púbica espanhola (RTVE) apresentou um conjunto de gráficos para mostrar a evolução negativa do PIB de 4 países europeus: Espanha, França, Alemanha e Itália. Como podemos observar no gráfico apresentado a seguir, a RTVE utilizou escalas diferentes para cada país, dando a sensação de que a queda do PIB espanhol é semelhante à queda verificada na Alemanha.

Infelizmente, não se trata de um caso isolado (tenho verificado este tipo de situações em vários meios de comunicação social)  não sei se é apenas ignorância ou se o objetivo é o de transmitir uma ideia diferente da real. De qualquer das formas, a situação é tão grave que um mero erro é inadmissível num meio de comunicação social que pretenda ser transparente.

Depois de muitas críticas, a RTVE corrigiu o erro.   Se compararmos os dois gráficos (o de cima e o que apresento a seguir), facilmente concluímos que as diferenças são abissais: no primeiro, a queda do PIB espanhol é semelhante à queda do PIB alemão e mais baixa que a queda do PIB francês e italiano; no gráfico de baixo, a Espanha é claramente o país mais penalizado.  



Sem comentários:

Enviar um comentário