quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Cuidado com a média

 

A média é das medidas de localização mais utilizadas na estatística. Raro é o dia em que não há, pelo menos, uma notícia que nos indica a média de determinado conjunto de dados. O cálculo da média é bastante simples: consiste em somar todos os dados e dividir o resultado pelo número de elementos.

Se, num conjunto de famílias, uma família consumir 10 euros por mês em água, a segunda suportar 30 euros relativos ao consumo de água e a última 80 euros, a média do valor gasto por mês em água é 40€ ((10 + 30 + 80)/3). Como podemos verificar, neste caso, a média não é representativa do valor gasto pelo conjunto das famílias analisadas, uma vez que existe uma diferença muito significativa entre a média e as despesas reais suportadas pelas famílias.

Ademais, duas médias com o mesmo valor podem ter origem em dados completamente diferentes. Em vez dos dados acima referidos, imaginem três famílias com os seguintes gastos mensais suportados no consumo de água: 30 euros, 40 euros e 50 euros. Neste conjunto de dados, a média seria de 40 euros (igual ao exemplo acima exposto), mas os dados que deram origem à média são completamente diferentes  neste caso, a média seria mais consentânea com os dados apresentados do que no exemplo acima referido.

A média é uma medida muito sensível a valores muito elevados e muito baixos, pelo que estes dados influenciam significativamente o valor da média. Quer isto dizer que um valor muito elevado, em comparação com os restantes, pode influenciar expressivamente o valor da média, sendo que a interferência será tanto maior quanto menos elementos tiver o estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário