sábado, 1 de julho de 2023

Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE)

 

Normalmente, o crédito à habitação é a obrigação que implica o maior esforço financeiro da vida das pessoas, pelo que devem analisadas e comparadas todas as opções disponíveis. Nos vários prazos apresentados/disponíveis, as famílias devem avaliar se têm condições financeiras para pagar as prestações durante todo o período do empréstimo.  

A FINE é um documento que deve ser entregue pelos bancos aos clientes bancários quando estes solicitam uma simulação de um empréstimo destinado à compra de habitação e na altura da aprovação do contrato de crédito. Esta ficha segue modelos padronizados, pelo que facilita a comparação entre as várias opções disponíveis no mercado.  

Entre as características do empréstimo e outras informações importantes (TAEG, TAN, MTIC…), a FINE deve identificar o montante de cada prestação no pior cenário, sendo que este deve respeitar à taxa mais elevada dos últimos 20 anos — ao pedir uma simulação num banco, a FINE deverá indicar qual é o valor da prestação caso o indexante (Euribor) atinja o valor mais elevado dos últimos 20 anos. Para quem pretende contrair um empréstimo junto de uma entidade financeira, esta informação é deveras importante para avaliar a capacidade financeira de pagar os valores das prestações caso o indexante suba até aos valores mais altos dos últimos 20 anos. No quadro de reembolso, o cliente bancário ficará a saber qual é o acréscimo que terá na sua prestação (e respetiva composição) devido ao aumento da taxa de juro.

Sem comentários:

Enviar um comentário