sexta-feira, 14 de julho de 2023

Mais-valias na venda de jogadores

 

Nesta altura no ano, os clubes de futebol fazem os ajustes necessários nos seus plantéis, despachando os jogadores que não interessem e adquirindo os jogadores necessários ao preenchimento de lacunas.

A compra de um jogador em determinado ano não implica que os resultados desse período sejam afetados negativamente em montante igual, dado que o valor do passe é um ativo do clube cuja desvalorização ocorre ao longo do período da duração do contrato. Se, por exemplo, um clube adquirir 100% dos direitos de um jogador por 100 milhões de euros e estabelecer com ele um contrato de 5 anos, apenas 20% dos custos serão imputados em cada um dos 5 anos de duração do contrato.

Além disso, seja por necessidade de liquidez e/ou resultados, oportunidade de negócio ou incapacidade, os clubes de futebol vendem jogadores, muitas vezes a clubes estrangeiros com melhores capacidades financeiras. A venda de jogadores gera receitas para os clubes que detêm os respetivos passes e, mesmo que determinado clube possua 100% do passe de um jogador, o valor gerado na venda nunca determina uma mais-valia no mesmo montante. De uma forma simplificada, a mais-valia (a que influenciará o resultado líquido) é determinada pela diferença entre o valor da venda e o valor contabilístico (valor de aquisição menos as amortizações acumuladas) — normalmente, ao valor da venda são deduzidos outras parcelas, como os custos de intermediação ou as responsabilidades com o mecanismo de solidariedade, entre outros.

Imagine-se um clube de futebol que adquiriu 100% do passe de um jogador por 10 milhões de euros, estabelecendo com ele um contrato de 5 anos. Dois anos depois, o clube vendeu o jogador por 20 milhões de euros. A mais-valia apurada na venda do jogador será determinada da seguinte forma: 20 milhões – (10 milhões – 10 milhões x 20% x 3) = 16 milhões de euros. Neste caso, a mais-valia gerada pela venda do jogador será de 16 milhões de euros. Para simplificação dos cálculos, optou-se por não incluir outros custos, como os custos de intermediação ou prémios de assinatura. 

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